segunda-feira, 9 de maio de 2011

mãe


    Estou meio atrasada nas felicitações aqui, mas nunca é tarde pra fazer o que é bom. Nunca é tarde pra prestigiar o que é de fato importante.
    Acho legal quem nomenclaturou o 08 de maio para ser o dia das mães, mas não vejo muita vantagem não; ao menos que meu caso fosse ter um comercio ou empreendimento qualquer. Meu 09 de maio seria muito lucrativo.
    Sem rodeios.. estou aqui sim para homenagear a quem se faz tão importante em minha vida, a quem é mais que importante. Eu poderia dizer aqui que agradeço , aos ovos deixados debaixo da minha cama a cada abril, pelos presentes a cada junho, dos penteados feitos a cada amanhecer na minha infância, dos presentes cheios de amor nos outubros, das lindas embalagens a cada natal nos dezembros, e pelos dias de felicidades sempre. Mas não... quero agradecer mesmo, pelos gritos, brigas, castigos, privações, as raras palmadas, as caras feias, as suas noites não dormidas, aos seus nove meses incontestáveis.
    Me intriga a sua capacidade tão exuberante de deixar que os anos se passem a tua frente e só te façam mais linda, mais amável, mais mulher, mais menina, mais amiga, mais madura, mais doce, mais mãe. Me intriga esse seu ser tão humano de ser, esses seus pensamento tão decorados de tanta sabedoria, essas suas mãos sempre banhadas na fragrância de erva-doce, esses seus cabelos que não perdem as formas tão encaracoladas dos cachos, esse sorriso mais radiante que todos os raios do sol, esse teu calor interior que me aquece sempre, esse recanto que é teu seio, esses olhos que me guiam sem ao menos precisar tocar em minhas mãos, esse teu jeito sereno de enfrentar qualquer dor, qualquer ferimento, qualquer obstáculo de cabeça erguida, essa tua forma delicada de educar e tolerar, esses conselhos cheios de Deus, essa forma de ensinar e amar.
   Eu poderia aqui dizer que quando for minha a vez de ser mãe, gostaria de ser como você. Mas seria inútil isso, nada se compara a ti; nem mesmo eu que vim de ti. É inalcançável tamanhas qualidades, e não por ser mãe. Minha mãe. Mas é por ser tão única, tão enfeitada nas plumas.
   A única coisa que posso fazer e deixar claro que eu serei eternamente grata por ser tua filha, e ter-me feito a filha que sou, a pessoa que sou. E minha alma será sempre aberta para toda essa  sua luz.




Me trouxe flores em junho
e  escreveu as cartas a punho
nem que embalados não fossem
em abril os doces

E a paz de outubro tu me destes
espantando todas as pestes
o natal chega com tua alegria
linda, incomparável a tua energia

Acolheu-me umas vezes
sorrio-me inúmeras vezes
espanta os dias de penumbras
com essas tuas palavras tão puras

Teus apelidos inusitados
me fez rir por uns bocados
e este maio de sol que parece sempre 9 horas
me lembra a serenidade que tens todas as horas


(Ilana Odorico)

3 comentários:

  1. Oi, Ilana! Muito mais do que linda sua homenagem! Parabéns! O reconhecimento é tudo na vida da gente [sorrio]! º~´

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    Convido-te para que leia e comente o meu Armelau no http://jefhcardoso.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que linda homenagem Ilana, belo texto e poema

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Ai, me emocionei com suas palavras belas e doces

    ResponderExcluir